segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Ritualística do Vinil

Escolhida a obra de arte que será apreciada pelos ouvidos, o pano de cobertura é retirado e a tampa é aberta. Liga-se então o aparelho e instantaneamente a luz estroboscópica acende, indicando se a rotação está precisa. Após colocar o LP em posição, limpa-se seu pó com um veludo, e coloca-se a agulha para funcionar. Os primeiros estalos indicam: a experiência vai começar.
A mescla entre a pureza do som, a autenticidade da gravação e os eventuais estalos nos coloca em um estado de percepção aguçada. Não se trata apenas de um disco, trata-se de um trabalho artístico e intelectual que pede um momento de nosso cotidiano para ser ouvido. Por um período de aproximadamente 50 minutos nos deparamos com algo extraordinário, definido em uma simples palavra: Música.
Ao sentar e ouvir o som, enquanto apreciamos a capa do disco e seu encarte, passamos por um ritual que nos explicita como arte, e especialmente a música, é algo que nos eleva a um nível superior e que nos faz indagar como é possível um ser humano criar algo tão maravilhoso.
Talvez palavras não sejam suficientes para demonstrar o que é ouvir um som pelo toca disco. Todos que apreciam música de qualidade deveriam passar por esse ritual pelo menos uma vez na vida. É algo que amplia horizontes e nos faz entrar em um universo paralelo: o da apreciação artística.

Boa viagem

6 comentários:

SALOMA disse...

André tenho ainda uma coleção bacana de "binil", Led, Jini, Black Sabath entre outros. Outro dia levei-os para um passeio na empresa e montrei para o editor cultural da bagaça e ficou maravilhado com o acervo. É isso vamos guardar até quando podermos essas preciosidades, porque é o início de tudo...bom blog, para que nasce em uma estrutira conscistente, pelo seu conteúdo, manda vê!
abs
LS

Anônimo disse...

Valeu pelos elogios Salomão, apareça por aí para discutirmos a pureza do som e outras "viagens".
abraços

Anônimo disse...

André,

Como vc, sou um fanático por VINIL. Tenho uma bela coleção de ROCK em VINIL. Mas tenho tido dificuldade em encontrar agulhas nas lojas da Santa Ifigenia. Tem algum fornecedor pra me indicar? Belo BLOG. Já está em meus Favoritos.

Anônimo disse...

Olá...

Obrigado pelos elogios, quem te indicou o blog? seu comentário aparece como anônimo então não dá pra saber a origem.

Sobre os Vinis:
Sou fanático, mas apenas um iniciante. Comecei minha coleção recentemente, graças ao toca disco de meu pai que agora passou pra mim. Fundalmentalmente meu objetivo é fazer uma boa coletânea de Rock Clássico nos vinis, então podemos trocar experiências de som e de localidades para achar as "bolachas". Tem algum sebo bom para indicar, ou alguém que queira vender?
Em relação as agulhas, ainda não tive que trocar a do meu, mas pelo que eu saiba um bom lugar para você ir é a "Catodi, Casa do Toca Disco" lá na Sta Efigênia, 398.

Apareça por aí
Abraços

SPEAKER MIX disse...

André,

Cheguei ao teu endereço através do Blog do Bellotte,e já achei aqui outro grande amigo,o Saloma...
Em primeiro lugar,meus parabéns pelo seu novo espaço,de muito bom gosto e extremamente bem redigido,continue assim,pois o sucesso é certo !!!!
Sou um aficcionado musical,tenho uma vasta coleção de "bolachões",não só de rock clássico,mas de vários gêneros,pois sou bem eclético...
Atualmente os quase 3 mil discos encontram-se na casa de minha mãe,em Sampa,por absoluta falta de espaço no meu atual domicílio,que é no Rio Grande do Sul,local onde ainda garimpo mais raridades para o meu acervo,e as adquiro por um preço praticamente irrisório...
Tenho um toca-discos Garrard,francês,herança de um tio muito querido,que também possui uma boa coleção,e um estoque de dez agulhas para o mesmo,assim posso curtir mais algumas horas de som...
Deixo aqui o link do meu blog,e aguardo a sua visita:

www.speakermix.blogspot.com

Forte quebra-costelas,guri !!!

Mário Buzian - São Leopoldo/RS

Anônimo disse...

Puxa Mário...3 mil discos...imagino que seja uma belíssima coleção...aqui em sampa eu preciso apredner a garimpar direito, pois se depender de alguns sebos os preços estão meio salgados

Continue aparecendo por aí, sempre posto alguma coisa sobre música

Grande Abraço