quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sobre o Título

Muita gente têm me perguntado o significado do termo "Flâneur", então resolvi esclarecer a sua origem:

O termo "flâneur" vem do verbo francês "flâner", que significa caminhar, ou "to stroll" em inglês.
Basicamente um Flâneur é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos. No decorrer da história diversas pessoas tentaram teorizar o significado de Flâneur, inclusive o poeta Charles Baudelaire, que enxergava o papel chave do Flâneur como sendo o de entender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo através do fluxo da cidade. Em termos artísticos, existem diversas escolas arquitetônicas e fotográficas que se denominam Flâneur, já que priorizam a participação daqueles que são afetados pelo desenho da cidade e pelo andamento da mesma.

Quando meu amigo Paulo me contou sobre a existência do termo, disse que enxergava em mim um Flâneur legítimo. Depois de ler sobre o assunto, realmente me identifiquei, por ser um andarilho convicto e observador constante da cidade (especialmente da Av. Paulista). Daí veio a idéia de por este nome no blog, uma vez que o fenômeno urbano engloba experiências com todos os nossos sentidos, sendo as artes parte fundamental disso.

Até breve,
André Flâneur

13 comentários:

Anônimo disse...

André
com muito prazer tomei contato, através da propaganda do pai coruja, com o teu blog. Parabéns pela iniciativa e pela coragem de se expor. Quando vencemos os temores desta exposição é um grande sinal de maturidade! Também, gostei muito da proposta. Tanta coisa por ser vista........ e analisada. Você ajuda muito aos dispersos. De uma certa maneira, eu me identifico com você. Costumo, em meu trabalho, "flanar" as vivências humanas. Duvido que na tua proposta você não vá fazer algo igual, ainda mais na Av. Paulista, onde tantas figuras diferentes circulam. Vá em frente. Sempre que puder darei uma "sapeada" no teu blog. Só mais uma sugestão. Tenho um cliente que mantém um blog. Ele, não sei por qual caminho, nos envia automaticamente suas edições. Veja se você consegue fazer assim. Se tiver dificuldades logísticas, tem um certo Sr., aí na tua casa, que é um expertise na matéria. Garanto que ele terá orgulho, e tempo, para te ajudar. abs
pacheco

Anônimo disse...

os tais andarilhos... um jeito muito legitimo e interessante de se viver.
cheguei aqui por um broder feliz chamado kaneo, meu conterraneo da terra da psico usp...

Anônimo disse...

Parabéns André,
Somos todos "Flâneur's" de certa forma.

Anônimo disse...

Não sabia do significado de " Flâneur's".

Lembrei do solo de guitarra do Deep Purple na musica Blind acho que é de 1969.

Jonny'O

Anônimo disse...

Pacheco,

Muito obrigado pelos elogios, espero que você consiga aparecer por aqui com frequência para discutirmos vivências humanas de todos os tipos, e eu poder contar das minhas experiências na Paulista.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Peralta, vlw pelos elogios

apareça por aqui quando der para compartilhar suas experiências de Flâneur
abraço

Anônimo disse...

Puxa Jonny'O
não conheço esse som do Purple...é single ou está em algum álbum?

Anônimo disse...

Blind é a segunda musica do disco Deep Purple de 1969 ,ultimo disco da fase I ,depois veio o disco In Rock que marcou o definitivamente o estilo da banda.
Mas o de 69 o nome é só Deep Purple mesmo.

Jonny'O

Anônimo disse...

Infelizmente não, eu sou clichê e isso é para um psicologo BEM específico xP
Livia não sou, embora a conheça. Se já tiver ouvido de mim, dua coisas serão notáveis, provavelmente: nome estranho [yulla] e cabelo esquisito [roxo].
Andarilhagens são sempre bem vindas, e bem curtidas =)

Anônimo disse...

Espere um pouco André, acho que estou fazendo uma pequena confusão, a musica que estou falando é "when a blind man Cries" ,mas não sei se é de 69 .

De qualquer forma tem a versão original no You Tube :

youtube.com/watch?v=YAZyjARWKzM

Tem outros videos ao vivo mais atuais ,mas na minha opinião nunca mais tocaram igual ao original.

Jonny'O

Anônimo disse...

Jonny'O:
agora está fazendo sentido na minha cabeça..."when a blind man cries" é um single do purple, e pelo que eu me lembro eh das sessões do "machine head",que é de 72. Tenho um vinil aqui anthology que tem esse som...um pouco mais lento do que de costume para padrões deles, mas muito bom.
excelente vídeo vlw pela dica
abraços

Anônimo disse...

Olha! Ele realmente falou de mim xP
eu acho que um broder dele quepintou al uma vez ja tinha comentado duma yule... Em tese é a raiz do meu nome, enfim =)

Essa coisa da saudades é meio muito doidera mesmo... Em algumas linguas tem ocisa parecida, mas é sempre particular.. adoro peculiaridades/exclusividades/diferenças linguisticas.

Aparece um dai na psico, o povo é uma coisa meio mágica mesmo... Cê querr qual curso? =)

Unknown disse...

André estou gostando muito dos seus textos , tenho uma fotografia que retrata a solidão gostaria de postar o seu texto sobre solidão urbana junto com a minha fotografia no Flickr !
não encontrei o seu e-mail .

obrigado !

abs .


Leonardo .